Ser Humano

Depois de um período de ausência, por conta de inúmeros compromissos resolvi compartilhar um texto que escrevi a algum tempo:
Quando vc olha par o outro o que vê? Responda! Vc vê uma pessoa!
Tripé: Ética, solidariedade e justiça

Princípios básicos para que vc entenda o que é o outro e o que é ser uma pessoa
Com o advento da internet, com a correria do dia a dia e com as muitas preocuopações e pré-conceitos povoando a nossa mente, perdemos o referencial da pessoa do outro, passamos a ver o outro como uma extensão das nossas vontades e desejos.
Inconcebível ele fora de mim!

Mas ver o outro como pessoa, senti-lo como pessoa é algo que as crianças sabem fazer muito bem, observe as crianças brincando: não existem adjetivos entre seus pares, simplesmente uma criança vê a outra como criança, pessoa pura vendo outra.
Quando crescemos começamos a nos colocarmos em um traje blindando e criado que nos afasta da essência pessoa.
Não estou falando aqui das características da pessoa que consta no dicionário ou nas aulas de filosofia, sociologia, convido a fazer uma viagem muito maior, uma viagem para sua pessoa interior e pergunto: o que você vê? Como se coloca no seu próprio lugar?
É tão fácil viver na armadura blindada onde a pessoa do outro e a minha própria não existem, o que existem são máscaras criadas ao longo de uma vida onde as referências da infância se acabaram, onde ver o outro é o mesmo que não vê-lo.
Confuso? Não muito! Agora dispa-se, tire sua armadura e olhe-se no espelho, passe a mão em seus cabelos (se houver) sinta sua cabeça, perceba o quão dura ela é, o quão frágil ela é! Paradoxial certamente, mas ao mesmo tempo em que ali, na sua cabeça residem paredões de conceitos e pré-conceitos, existe um mecanismo frágil e magnífico e só se usa o mínimo dele!
Ali residem os medos, as raivas os rancores, o tédio de uma caminhada sem sentido, um olhar vazio! Um grande eco.
Ali residem conexões maravilhosas e que escondem o segredo da vida humana.
Olhe dentro de seus olhos e o que vê?
Passe as mãos em sua boca, sua face e vá pouco a pouco redescobrindo a pessoa que você é.
Simplesmente existe como obra divina e maravilhosa de uma inteligência maior, pertence a um plano superior onde a vida é a sua viagem!
Olhe-se novamente e sai de dentro de sua armadura blindada! Dá medo!? Sim… é normal, porque ficar nu é um desafio, ainda mais quando trata-se de ficar nu diante de si mesmo. Dispa-se de sua vergonha interior e descubra a pessoa maravilhosa que é.
Talvez não tenhas mais o vigor dos seus 18 anos, a rebeldia dos 14, a inocência dos sete, mas tem algo magnífico a experiência e é ela que construiu essa pessoa que hoje está diante do espelho!
Talvez não goste muito do que veja, mas não perca de vista o quanto você merece estar aqui e compartilhar com muitas outras pessoas a grandiosa obra desafiadora da Vivência Humana!
Ser pessoa é fácil o difícil é Ser Humano sob o tripé da ética, solidariedade e justiça.
Olhe-se, não se esconda! Não se esconda de si mesmo!

Uma ótima semana!
Maristela Truppel

Anúncios

Um comentário sobre “Ser Humano

  1. Ótimo texto! O difícil é vermos a nós mesmos e aos outros sem fazer nenhum julgamento. Apenas nos conhecendo, com todos os defeitos e qualidades. Também temos a tendência de nos atermos mais aos nossos defeitos do que às nossas qualidades.
    http://dayserodrigues.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s